Estudo comparativo das capacidades produtivas de 17 cultivares de ameixeira japonesa
Ficheiros
Data
2001
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido na Herdade do Couto da Vàrzea em Idanha-a-Nova, pretende avaliar a capacidade produtiva e de adaptação de 17 cultivares de ameixeira japonesa. Para tal foram determinados parâmetros inerentes a cada cultivar, como sejam: vigor, produção, calibre, peso médio do fruto, dureza, índice refractométrico, pH e acidez.
A cultivar Black Diamond, foi a que apresentou a produção mais elevada, 78,7kg/árv., produção essa 4 vezes superior à média global de todas as cultivares, que se situa nos l7kg/árv.
No conjunto das cultivares temporãs Ambra, Black Beaut e Red Beaut destaca-se a cultivar Black Beaut por maior produção, calibre e dureza, mas a Red Beaut com IR bastante elevado.
As cultivares Black Gold, Eldorado e Laroda com produções na 1ª quinzena de Julho apresentaram produções semelhantes entre si 15 e 20kg/árv, calibres bons e IR iguais/superiores à média global, em termos de qualidade intrínseca são bastante prometedoras.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22928TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22928TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
ABRANTES, Ana Sofia Santos Crespo (2001) - Estudo comparativo das capacidades produtivas de 17 cultivares de ameixeira japonesa. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.