Pesquisa e caracterização de Pseudomonas savastanoi em oliveira na região da Beira Interior
Ficheiros
Data
2000
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com este trabalho pretendeu-se efectuar a caracterização e pesquisa de Pseudomonas savastanoi em algumas cultivares de oliveira (Olea europea), existentes na região da Beira Interior.
Após a recolha do material vegetal necessário, foi efectuado o isolamento de bactérias existentes nos tumores. Numa fase posterior foram efectuados testes de diagnóstico (presumíveis e de confirmação) para a verificação das bactérias existentes nos tumores recolhidos. Foram também realizados os testes anteriores em colónias fornecidas pelo INRA e bem identificadas como pertencentes à espécie Pseudomonas savastanoi. Os testes bioquímicos usados foram: a avaliação do crescimento anaeróbio, a coloração Gram, os testes LOPAT e os testes de confirmação.
Complementarmente a este estudo foi também feita uma tentativa de avaliação da susceptibilidade varietal de diversas cultivares presentes na região. Os dados obtidos mostraram que de todas as cultivares, a Galega, a Cordovil de Castelo Branco, a Blanqueta de Badajoz e a Ascolana são as menos susceptíveis, enquanto que a Carrasquenha o é intermediamente e a Bical de Castelo Branco e a Cornozuelo são as mais susceptíveis ao ataque da bactéria.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21345TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21345TFCPAG.
Palavras-chave
Pseudomonas savastanoi , Tumores , Testes de caracterização , Sensibilidade varietal
Citação
OLIVEIRA, Maria do Rosário Leitão Grácio de (2001) - Pesquisa e caracterização de Pseudomonas savastanoi em oliveira na região da Beira Interior. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.