Estudo comparativo da digestibilidade in vivo, in vitro e cinética de fermentação em alimentos para ruminantes
Ficheiros
Data
2006
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este trabalho foi realizado como objectivo de comparar a digestibilidade in vivo, in vitro pelo método Tilley e Terry modificado e a cinética de fermentação in vitro segundo Beuvink (1993) de três dietas: feno de luzerna (F), feno de luzerna com palha de trigo (F+P) e feno de luzerna com farinha de milho (F+FM).
Na primeira parte do trabalho efectua-se uma revisão bibliográfica abordando alguns temas tais como: particularidades dos ruminantes, caracterização da estrutura da parede celular, aspectos gerais relacionados com a degradação da parede celular e os factores que afectam a digestibilidade.
Na segunda parte do trabalho realizou-se a parte experimental fazendo a determinação da digestibilidade in vivo, utilizando 3 carneiros Merino da Beira Baixa, da digestibilidade in vitro pelo método Tilley e Terry modificado, e a cinética de fermentação in vitro utilizando-se o método da produção de gás e o modelo logístico de duas fases.
Neste trabalho verifica-se que os valores médios da composição química das dietas foram heterogéneos em relação alguns parâmetros. A digestibilidade in vivo e in vitro apresentam uma correlação muito forte (r=0,977; P <0,01) independentemente da dieta. Verificou-se que F+FM é a dieta que apresenta melhores valores na digestibilidade in vivo e in vitro.
Relativamente à cinética de fermentação F+FM foi a dieta que apresentou o volume total de gás mais elevado (167,16 ml.gMO-1; ±10,396) havendo diferenças significativas entre dietas.
Foram ainda determinados os coeficientes de correlação existentes entre as diferentes variáveis analisadas, encontrando-se correlações positivas entre digestibilidade in vivo e in vitro (r = 0,977: P <0,01) e a produção de gás na primeira fase de fermentação (VFA) (r = 0,730; P <0,05).
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25247TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25247TFCPAN.
Palavras-chave
Ruminantes , Dietas , Digestibilidade , Cinética de fermentação in vitro , Modelo logístico de duas fases
Citação
SILVA, Manuel João Oliveira da (2006) - Estudo comparativo da digestibilidade in vivo, in vitro e cinética de fermentação em alimentos para ruminantes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.