Título: Maneio reprodutivo em equinos : técnicas de avaliação da qualidade espermática e suas relações com a fertilidade
Autor: Rodrigues, Ana Margarida Ferreira da Silva Maia
metadata.dc.contributor.advisor: Crisóstomo, Maria Rosa Cordeiro Simão
Rodrigues, João Pedro Várzea
Palavras-chave: Equinos
Qualidade espermática
Acrossoma
Apoptose
TBARS
Grupos carbonilos
Fertilidade
Data: 2005
Citação: RODRIGUES, Ana Margarida Ferreira da Silva Maia (2005) - Maneio reprodutivo em equinos : técnica de avaliação da qualidade espermática e suas relações coma fertilidade. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: A análise de rotina do sémen dos garanhões baseia-se sobretudo na microscopia óptica. Contudo, existem ainda animais sub-férteis ou mesmo inférteis que não são identificados com a análise de sémen convencional (volume, concentração, mobilidade, vitalidade, morfologia e pH). O objectivo deste estudo foi analisar outras técnicas laboratoriais, determinação de TBARS, Grupos Carbonilos, Integridade Acrossómica (PSA/FITC) e Apoptose (Annexin-V e TUNEL), que possam ser introduzidas na análise rotineira de esperma, e correlacioná-las com a fertilidade de três garanhões férteis e um sub-fértil. Os métodos para detecção de apoptose nas células espermáticas (TUNEL e Annexin-V) sugerem que a morte celular programada não ocorre em células maduras. Os níveis de TBARS e Grupos Carbonilos encontrados apresentaram correlação significativa (P<0,05) com alguns parâmetros seminais, nomeadamente concentração espermática e mobilidade, contrariamente ao PSA/FITC que é a única técnica que se correlaciona significativamente com as taxas de fertilidade. Para o garanhão sub-fértil encontrou-se correlação significativa (r = 0,70, P<0,0 1) entre a mobilidade espermática e a oxidação proteica a nível da célula assim como entre os níveis de peroxidação lipídica no plasma seminal, a concentração espermática (r = 0,52, P<0,01) e a mobilidade (r = 0,49, P<0,0l). Apesar das técnicas utilizadas para a detecção da apoptose, para a avaliação da oxidação proteica e peroxidação lipídica não apresentarem correlação com a fertilidade, estas fornecem informações adicionais que podem estar na origem da sub-fertilidade dos garanhões. Observou-se no entanto que a integridade acrossómica, assim como a mobilidade e a morfologia espermática, está altamente correlacionada com a fertilidade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25157TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1974
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25157 (2).pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.