La régulation des gènes de l'horloge circadienne intestinale par les nutriments : modélisation sur une lignée cellulaire de carcinome colique

Data

2005

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Este estudo foi realizado na UFDNH do centro INRA de Nantes (França), de Março a Agosto de 2005. Foi efectuado sobre células Caco-2, sobre as quais tentamos ver se a glucose e o butirato podiam regular a expressão dos genes do relógio circadiano intestinal humano. O seguimento da expressão do factor de resposta ao soro sobre 18h por imunodetecção por epifluorescência confirmou o facto de se tratar de um factor de entrada do relógio. A imunodetecção por epifluorescência sobre 2h, 18h e sobre 48h (com um intervalo de 6h) da expressão oscilatória de PERIOD1 apoia a ideia segundo a qual Period1 é um gene da resposta imediata, mas também um gene importante para o relógio. Além disso, foram testados quatro meios de cultura diferentes (DMEM 10% FCS, 25mM D-glucose, 1 mM butirato e sem glucose nem butirato) para ver se têm um efeito sobre a expressão de PERIOD1. Observamos que um meio suplementado em butirato era um sincronizador eficaz relativamente aos outros meios, e que a concentração de butirato (0,5, 1 e 2 mM) que permanece nos sobrenadantes de monocamadas de células Caco-2 foi reduzida significativamente sobre mais de 50h em relação aos sobrenadantes incubados em placas sem células (ANOVA em triplo, 5% de significância). Esses dados sugerem que o butirato poderia ser consumido pelas células Caco-2.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25083TFCPAN.

Palavras-chave

Caco-2 , PERIOD1 , Sincronização , Butirato

Citação

PINTADO, Jéssica de Matos 82005) - La régulation des gènes de l'horloge circadienne intestinale par les nutriments : modélisation sur une lignée celluleire de carcinome colique. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.