Eficiência reprodutiva numa exploração de bovinos de leite em Idanha-a-Nova : efeito aditivo da observação visual sobre a detecção de cios por medição de actividade
Ficheiros
Data
2005
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com este trabalho, pretendemos avaliar do ponto de vista reprodutivo o efectivo de bovinos leiteiros do Couto dos Carris com base em registos existentes e experimentar a metodologia de detecção de cios por observação visual e comparar com a metodologia aplicada pela exploração (medidor de actividade individual).
No ensaio prático foram utilizados os lotes 1 e 2 (G1) de alta produção, do sector A da exploração, em que para além do método de detecção de cios por actividade individual se utilizou o método de observação visual, de modo a podermos comparar com o lote 8 (G2) de alta produção, do sector B da exploração, em que apenas se utilizou como método de detecção de cios, o medidor individual de actividade.
Foram estudados alguns parâmetros reprodutivos como o intervalo parto -inseminação fecundante (212,7 dias ± 134,8 para o histórico da exploração e 144,5 dias para o período de ensaio, variando entre 135,6 no G1 e 153,3 no G2) o intervalo parto -1ª inseminação artificial (96,2 dias ± 192,8 para o histórico e 85,1 dias ± 47,3 para o ensaio, variando entre 86,2 dias no G1 e 84,2 dias no G2) o intervalo entre inseminações sucessivas (41,1 dias para o histórico e 36,9 dias para o ensaio variando entre 37,1 dias no G1 e 36,6 dias no G2) a taxa de concepção (26,4% para o histórico e 9,0% para o ensaio, variando entre 9,5% no G1 e 8,6% no G2) o intervalo entre a 1ª inseminação - inseminação fecundante (114,5 dias ± 122,7 para o histórico) e o intervalo entre partos (478,7 dias ± 126,5 para o histórico).
Durante este trabalho houve também um acompanhamento das tarefas de maneio associadas a uma vacaria orientada para a produção de leite.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25142TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25142TFCPAN.
Palavras-chave
Bovinos de leite , Eficiência reprodutiva , Detecção de cio
Citação
LEMOS, Helga Cristina Ladeira (2005) - Eficiência reprodutiva numa exploração de bovinos de leite em Idanha-a-Nova : efeito aditivo da observação visual sobre a detecção de cios por medição de actividade. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.