Parâmetros reprodutivos e maneio geral de uma eguada Puro Sangue Lusitano
Ficheiros
Data
2005
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Para garantir a rentabilidade de uma coudelaria, é importante avaliar a eficiência reprodutiva dos reprodutores, nomeadamente da éguada.
Estudaram-se 291 registos, de uma éguada de 75 fêmeas Puro-Sangue-Lusitano, referentes aos últimos 6 anos (2000-2005), visando a avaliação do seu desempenho reprodutivo. Os animais, da Coudelaria José Fontes, foram mantidos em pastagem, durante todo o ano, suplementadas com ração comercial. Foram analisados tempos de gestação, intervalos entre partos, taxas de fertilidade, fertilidade em relação à idade, n° de cios tentados, até à concepção, concepção (em semanas pós-parto), nascimentos/abortos, mortalidade infantil, relação macho/fêmea, incidência de partos, entre outros.
Com 291 registos, a média de idade das éguas estudadas foi de 7,72 ± 3,75 em que a fertilidade máxima foi de 92 % para fêmeas dos 3 aos 5 anos. Registaram-se nascimentos, com 52,52 % de machos. Ocorreram 2,78 % de abortos e cerca de 7% de mortalidade infantil. A maior parte dos nascimentos ocorreram nos meses de Março e Abril, e obteve-se uma média para tempos de gestação de 345 ± 12,70 dias. A média do intervalo entre partos foi de 369,56 ± 20,67 dias, e 45 % das éguas cobriram-se no cio do poldro.
Depois do estudo efectuado, poder-se-á afirmar que a éguada apresenta um bom desempenho reprodutivo.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25147TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25147TFCPAN.
Palavras-chave
Égua , Reprodução , Maneio , Parâmetros reprodutivos
Citação
SILVA, Daniela Rodrigues Marques da (2005) - Parâmetros reprodutivos e maneio geral de uma eguada Puro Sangue Lusitano. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.