Utilização agrícola de resíduos orgânicos
Date
2004
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O conceito de poluição, foi identificado durante anos, apenas, com as consequências ambientais de um reduzido número de fenómenos, quase sempre associados à indústria, à agro-pecuária, à silvicultura e aos aglomerados populacionais, capazes de perturbar o equilíbrio ambiental por emissão de causas poluentes.
Conscientes dos potenciais danos ambientais, que uma gestão ineficaz dos resíduos orgânicos produzidos em diversas actividades poderá causar, garantir a sua reutilização, nomeadamente na actividade agrícola, poderá ser unia mais valia de ordem ambiental e económica.
Para os resíduos estudados ao longo deste trabalho, chorume, estrume, lamas de estações de águas residuais e lamas celulósicas da indústria da pasta de papel, considera-se que os custos associados à sua reutilização poderão ser reduzidos, promovendo uma gestão ao nível local, com as despesas associadas a serviços externos reduzidas ao mínimo.
A utilização dos resíduos considerados, dentro dos parâmetros legais que condicionam a sua aplicação, parecem ser benéficos em termos produtivos, carecendo no entanto de se aprofundar estes estudos, particularmente no que se refere à aplicação de lamas oriundas das estações de tratamento de águas residuais.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24881TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24881TFCPAN.
Keywords
Ambiente, Chorume, Estrume, Lamas de depuração urbanas, Lamas celulósicas
Citation
RIBEIRO, Ana Isabel Mendes Diogo (2004) - Utilização agrícola de resíduos orgânicos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.