Título: Eficiência reprodutiva e económica da utilização de implantes de melatonina na reprodução contra estação de ovelhas de raça Assaf
Autor: Lourenço, Jaime Miguel Cativo Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, João Pedro Várzea
Roldão, Daniel
Palavras-chave: Ovinos de raça Assaf
Melatonina
Eficiência reprodutiva
Interesse económico
Data: 2004
Citação: LOURENÇO, Jaime Miguel Cativo Antunes (2004) - Eficiência reprodutiva e económica da utilização de implantes de melatonina na reprodução contra estação de ovelhas de raça Assaf. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.
Resumo: A actividade reprodutiva da ovelha é regulada pela alteração do fotoperíodo. A melatonina produzida na glândula pineal é a tradutora da informação fotoperiódica sendo secretada de modo pulsátil segundo um ritmo circadiano; as taxas mais elevadas são observadas durante a noite. Através do tratamento com metatonina, consegue-se induzir a actividade cíclica. Este ensaio pretende avaliar o efeito da administração de melatonina exógena na eficiência reprodutiva de ovelhas da raça Assaf, quando aplicada numa fase de menor actividade reprodutiva natural (Fevereiro/Março). Comparamos os parâmetros reprodutivos de dois grupos de ovelhas: grupo 1 (G1) submetido a sincronização de cios e IA (testemunha); grupo 2 (G2) submetido à aplicação de implantes de melatonina (Melovin) colocados por via subcutânea em Fevereiro, sincronização de cios e IA. Foram observadas diferenças significativas entre tratamentos: para a taxa de gestação (50,3% vs 65,8%), taxa de fertilidade aparente (30,2% vs 52,1%), taxa de prolificidade (135,0% vs 170,2%) e taxa de fecundidade (38,8% vs 88,0%), entre os grupos 1 e 2 respectivamente. Do estudo económico realizado com base na eficiência reprodutiva total (IA + MN) verificou-se que no grupo testemunha o rendimento bruto (carne e leite) foi de 13.930,4 € e no grupo tratado com melatonina o rendimento bruto menos a despesa com os implantes foi de 22.067€. Como todas as outras despesas são constantes para os dois grupos não foram consideradas. O diferencial de receita líquida entre os tratamentos é superior a 8.000 E por 100 ovelhas tratadas. Com os resultados obtidos podemos verificar que a utilização de melatonina nesta altura do ano demonstra ser uma mais valia para exploração.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24920TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1937
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24920 (2).pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.