Inseminação artificial vs monta natural em ovinos da raça Bordaleira Serra da Estrela
Ficheiros
Data
2003
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com este trabalho, avalia-se a eficiência reprodutiva de efectivos da raça ovina Bordaleira Serra da Estrela sujeitos a Inseminação Artificial (IA).
Utilizou-se um total de 689 ovelhas, distribuídas por 5 grupos de Inseminação Artificial (IA) e 4 grupos de Monta Natural (MN), cada exploração possuía um grupo de IA e um grupo de MN à excepção da exploração 5.
Foram analisados os seguintes parâmetros: Taxa de Fertilidade Aparente que variou entre 7,1% e 59,5% nos grupos de IA e entre 36,8% e 86,2% nos grupos de MN;
Taxa de Prolificidade que variou entre 100,0% e 147,7% nos grupos de IA e entre 125,0% e 145,8% nos grupos de MN; Taxa de Fecundidade, que variou entre 8,9% e 87,8% nos grupos de IA e entre 49,1% e 107,7% nos grupos de MN.
Os resultados obtidos por IA apresentam diferenças significativas em relação aos obtidos por MN, exceptuando-se a exploração 4 que apresentou TFA inferiores às referidas em bibliografia.
A exploração 5 apresentou níveis normais de eficiência reprodutiva após a utilização de IA. Os resultados obtidos nesta exploração são idênticos aos referidos em bibliografia e tomam viáveis a utilização das técnicas que culminam com a IA.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24220TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24220TFCPAN.
Palavras-chave
Ovelha , Bordaleira Serra da Estrela , Inseminação artificial , Monta natural , Eficiência reprodutiva
Citação
CARVALHO, Joaquim José Neto de (2003) - Inseminação artificial vs monta natural em ovinos da raça Bordaleira Serra da Estrela. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.