Título: Influência do plano alimentar na adaptação a alimento inerte e crescimento do linguado (Solea senegalensis, Kaup 1858)
Autor: Dias, Maria de Lurdes Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Conceição, Luís Eugénio Castanheira da
Kletschke, Maria da Conceição da Silva Marinho
Palavras-chave: Solea senegalensis
Artemia sp
Brachionus plicatilis
Alimento inerte
Desmame
Data: 2003
Citação: DIAS, Maria de Lurdes Duarte (2003) - Influência do plano alimentar na adaptação a alimento inerte no crescimento do linguado (Solea senegalensis, Kaup 1858). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.
Resumo: A produção em aquacultura do linguado Senegalês está limitada pela disponibilidade de juvenis desta espécie, em grande parte devido a problemas durante a fase de adaptação ao alimento inerte nos primeiros meses de vida. Este estudo englobou três experiências. Na primeira experiência testaram-se dois regimes alimentares (Artemia e rotíferos) à primeira alimentação. Na segunda experiência, testaram-se larvas provenientes de diferentes regimes alimentares durante a fase pelágica e a frequência alimentar do alimento inerte. Na terceira experiência estudaram-se as diferenças de performance em peixes submetidos a alimento inerte em diferentes idades. Na primeira experiência o crescimento das larvas alimentadas com Artemia foi superior às alimentadas com rotíferos, enquanto que para as taxas de sobrevivência se verificou o oposto. Na segunda experiência os peixes alimentados com Artemia e alimento inerte durante 12h/dia apresentavam um crescimento superior aos outros tratamentos, enquanto que a melhor taxa de sobrevivência foi observada no tratamento rotíferos e 24h/dia de alimento inerte. Na terceira experiência os peixes foram afectados por mortalidades elevadas, com uma melhor sobrevivência a ser observada nos peixes adaptados ao alimento inerte com um peso médio de 40 mg. Deste estudo conclui-se que o plano alimentar é importante nas taxas de sobrevivência e performance de crescimento das larvas e pós-larvas de linguado.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24325TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1934
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24325 (2).pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.