Ensaio comparativo entre a Prova de Aglutinação Rápida (RB) e a Prova de Aglutinação Rápida Rosa de Bengala Modificada (RBM) em soros de pequenos ruminantes na pesquisa de anticorpos anti-Brucella

Data

2003

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A brucelose causada pela Brucella melitensis é uma das mais graves zoonoses a nível mundial, conduzindo a elevados prejuízos não só de ordem económica, como principalmente de saúde pública. Para diminuir a prevalência desta doença nos seus hospedeiros naturais (pequenos ruminantes), os testes de diagnóstico sorológico utilizados terão que ser eficientes. Desta forma, comparou-se a eficiência entre a prova de aglutinação rápida Rosa de Bengala (RB) (oficialmente utilizada no rastreio da brucelose) e a prova de aglutinação rápida Rosa de Bengala modificada (RBM) em 21288 soros de pequenos ruminantes. A sensibilidade calculada para cada uma das provas, foi de 3,74% no RB e de 5,72% no RBM quando analisados 4406 soros de animais com classificação sanitária B2. A especificidade da prova RB e RBM foi de 99,95% e 99,35% respectivamente, quando analisados 16882 soros de animais não infectados. O RBM ao apresentar uma sensibilidade superior, poderia ser considerado um bom teste de rastreio e substituir o teste RB em regiões onde a prevalência da doença é elevada.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24178TFCPAN.

Palavras-chave

Brucelose , Pequenos ruminantes , Diagnóstico , RB , RBM

Citação

MENDES; Tânia Araci Custódio (2003) - Ensaio comparativo ente a Prova de Aglutinação Rápida (RB) e a Prova de Aglutinação Rosa de Bengala Modificada (RBM) em soros de pequenos ruminantes na pesquisa de anti-corpos anti-Brucella. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.