Formação de um painel de provadores de mel da Serra de Sicó : caracterização sensorial e físico química de mel
Ficheiros
Data
2003
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Neste trabalho descrevem-se as diferentes fases de constituição de um painel de provadores de mel, desde o recrutamento, selecção de candidatos, treino dos provadores e aplicação da metodologia utilizada nos ensaios sensoriais.
Nas diferentes etapas de avaliação são discutidos os critérios aplicados e os resultados obtidos, que conduziram ao recrutamento de 31 dos 55 candidatos e à selecção final de 10 provadores.
Na fase final deste trabalho aplicam-se ensaios descritivos (testes descritivos quantitativos), para a comprovação da metodologia utilizada para formação do painel, os quais, para além de oferecerem um primeiro contacto com este tipo de testes, comprovam a eficácia do painel de provadores.
Paralelamente efectuou-se ainda a caracterização sensorial e físico-química de amostras de mel de produtores da Serra de Sicó.
A análise dos resultados permite concluir que em termos sensoriais não houve diferenças significativas entre as amostras (p<0,05).
Os valores da actividade da água permitem concluir que todas as amostras de mel são microbiologicamente seguras.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24171TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24171TFCPAN.
Palavras-chave
Painel de provadores , Mel , Testes descritivos quantitativos , Caracterização sensorial , Caracterização físico-química
Citação
CHASQUEIRA, Andrea Isabel Valente Alves (2003) - Formação de um painel de provadores de mel da Serra de Sicó : caracterização sensorial e físico química de mel. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.