Título: Estudo comparativo dos parâmetros produtivos e reprodutivos de duas estirpres (Big 5 e Big 6) de peruas reprodutoras
Autor: Mateus, Miguel Filipe Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Vaz, Edgar de Santa Rita
Gambôa, Carla
Palavras-chave: Perús
Reprodutores
Estirpes Big 5 e Big 6
Data: 2003
Citação: MATEUS, Miguel Filipe Andrade (2003) - estudo comparativo dos parâmetros produtivos e reprodutivos de duas estirpes (Big5 e Big 6) de peruas reprodutoras. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Lourinhã entre Abril e Outubro de 2003, tendo-se acompanhado um bando de perús reprodutores composto por duas estirpes de fêmeas (Big 5 e Big 6) e uma estirpe de machos (Big 6), tendo sido o ensaio experimental efectuado exclusivamente com as fêmeas das estirpes em causa. O acompanhamento foi feito durante as fases de cria, recria e postura. Durante o trabalho pretendeu-se avaliar os seguintes parâmetros produtivos e reprodutivos: pesos médios semanais; taxas de mortalidade e rejeição na cria, recria e postura; percentagem de aves rejeitadas; taxas de postura; taxas de incubabilidade; fertilidade e taxas de eclosão. Para o efeito, estudou-se as duas estirpes em causa sendo os valores obtidos comparados entre si e com o standard da estirpe em causa. Por fim, os parâmetros produtivos e reprodutivos recolhidos ao longo do trabalho foram analisados, no sentido de comparar os resultados obtidos de forma a avaliar qual das estirpes é mais produtiva. Analisando os dados recolhidos verificou-se que existem diferenças entre as duas estirpes, quer nos parâmetros produtivos, quer nos parâmetros reprodutivos. No entanto, estas diferenças não são significativas não se podendo afirmar qual das estirpes é a mais produtiva.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24172TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1914
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24172 (2).pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.