Título: Enquadramento dos métodos de protecção dos rebanhos nos sistemas de exploração na Beira Baixa : os cães de gado como forma de reduzir o impacto da predação
Autor: Almada, Maria Reis
metadata.dc.contributor.advisor: Petrucci-Fonseca, Francisco
Data: 2002
Citação: ALMADA, Maria Reis (2002) - Enquadramento dos métodos de protecção dos rebanhos nos sistemas de exploração da Beira Baixa : os cães de gado como forma de reduzir o impacto da predação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: A utilização de cães de gado é o método de protecção de gado mais conhecido. Outros métodos, modernos ou tradicionais, são uma alternativa aos cães de gado, nas situações em que não existam as condições necessárias para a sua correcta integração. O trabalho de campo decorreu de Abril a Dezembro de 2001. Analisou-se o comportamento de 3 cães de raça Rafeiro do Alentejo. Recolheram-se dados quantitativos e qualitativos relativos à interacção dos cães com as ovelhas e com o observador, para avaliar a forma como os cães protegem o gado. Verificou-se que algo falhou na socialização e educação destes 3 cães, pois não protegem as ovelhas dos cães vadios. Com este trabalho pretendeu-se também recolher informações sobre os métodos de protecção tradicionais, tentando saber como é que os pastores portugueses defendiam o gado dos predadores evitando ataques. Para tal foi realizado um inquérito a 61 explorações pecuárias na região de Beira Baixa.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23583TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1901
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23583 (2).pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.