Título: Análises químicas e microbiológicas a águas de piscinas do distrito de Castelo Branco
Autor: Ribeiro, Sofia da Conceição Gordinho
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Borga, Maria de Lourdes Neto Mendes
Palavras-chave: Piscinas
qualidade da água
parâmetros físico-químicos
parâmetros microbiológicos
Data: 2009
Editora: ESA. IPCB
Citação: RIBEIRO, Sofia da Conceição Gordinho (2009) - Análises químicas e microbiológicas a águas de piscinas do distrito de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: A integração cada vez mais frequente de piscinas de utilização colectiva em espaços de lazer torna pertinente a avaliação da qualidade da água para contacto directo, tendo em consideração as disposições legais das normas em vigor e, sobretudo, a promoção da saúde pública. O objectivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água das piscinas municipais no distrito de Castelo Branco, durante a época balnear, (1 de Junho a 30 de Setembro) referente ao presente ano de 2009, de forma a avaliar a conformidade com a legislação em vigor. Em termos metodológicos, procedeu-se à colheita de amostras com periodicidade variável consoante a piscina em causa. As amostras para análise microbiológicas e físico-químicas foram colhidas a diferentes profundidades para verificação da qualidade em todo o volume da piscina. Os parâmetros físico-químicos e microbiológicos foram analisados no Laboratório de Saúde Pública da Sub-região de Saúde de Castelo Branco. Face aos resultados obtidos, podemos considera que nalgumas piscinas analisadas a saúde dos banhistas não esteve devidamente assegurada. De facto, nas piscinas B, C, G, J e L, observaram-se valores médios de bactérias patogénicas superiores ao valor de referência. Também relativamente ao teor de cloro residual livre se observou que nem sempre se respeitou o máximo recomendado, pelo que dai pode resultar algumas irritações na pele e olhos dos banhistas. Numa das piscinas analisadas (J) não foi igualmente respeitado o valor de referência, estando por isso comprometida, nesse caso, uma adequada desinfecção.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar. Só se encontram disponíveis o resumo e os índices.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26493TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/19
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_SOFIA_RIBEIRO.pdf67,82 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.