Contribuição para a caracterização da raça autóctone : Porco Bísaro
Ficheiros
Data
2002
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este trabalho, na área dos suínos autóctones da raça Bísara, visa proporcionar um contributo para o levantamento e caracterização desta raça, com o objectivo de aumentar o número de efectivos, dinamizar a sua produção e desta forma, preservar o património genético.
Fez-se uma abordagem da evolução histórica, das características morfológicas, bem como dos aspectos genéticos, produtivos e reprodutivos, que servem de base à sua caracterização.
Menciona-se, ainda, a importância da sua criação tradicional por forma a salvaguardar a genuinidade e qualidade dos produtos de salsicharia regional, uma vez que o fumeiro aparece como unia actividade potencialmente capaz e com elevada expressão económica, impedindo desta forma a desertificação das regiões desfavorecidas, onde se produzem animais desta raça.
A Denominação Geográfica Protegida dos vários produtos de salsicharia, é um instrumento importantíssimo para evitar a descaracterização dos produtos tradicionais salvaguardando a sua pureza e, consequentemente, a sua reputação comercial.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23506TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23506TFCPAN.
Palavras-chave
Citação
SECO, Marta Sofia Fernandes (2002) - Contribuição para a caracterização da raça autóctone : Porco Bísaro. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.