Precisão dos métodos utilizados no contratse leiteiro para estimar a produção de leite de vacas Holstein-Friesian
Ficheiros
Data
2002
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho foi realizado no sector de bovinicultura da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Com ele, pretendemos avaliar a precisão dos métodos utilizados no contraste leiteiro para estimar a produção de leite de vacas Holstein Friesian. Para o efeito, analisaram-se registos referentes a 116 lactações, correspondentes às quatro primeiras lactações e aos anos de 1990 a 2002. Os dados analisados resultaram das produções obtidas por ordenha nos dias em que o contraste leiteiro se realizou efectivamente.
Não se verificaram diferenças (P>0,05) entre a produção real (7909,8 kg ±2503,03) e as produções estimadas pelos métodos A4 (7873,07 kg ±2425,12) e AT4 (7814,29 kg ±2444,09) e entre os dias reais de lactação (371 dias ±69,83) e os dias estimados pelos dois métodos (367,69 dias ±69,32). Determinaram-se coeficientes de correlação muito elevados (P<0,01) entre a produção real e o método A4 (r=O,989), a produção real e o método AT4 (r=0,986) e entre a produção estimada pelos métodos A4 e AT4 (r=0,995).
Ao compararmos as produções reais e estimadas verificamos não haver diferenças (P>0,05) em relação ao número de lactação. No entanto, as produções estimadas para a primeira lactação foram ligeiramente superiores (A4 +40,87 kg; AT4 +6,53 kg) à produção real. Esta situação já não se verificou em relação às segunda, terceira e quarta lactações em que, a produção real foi sempre superior à produção estimada (P>0,05).
Conclui-se que os dois métodos utilizados para estimar a produção são ambos eficazes, embora o método AT4 seja mais económico, neste sentido consideramos que, contrariamente ao que acontece no nosso país, poderá ser mais implementado sem que dai resulte uma menor eficácia na estimativa da produção de leite por lactação.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23460TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23460TFCPAN.
Palavras-chave
Contraste leiteiro , Métodos , Raça Holstein Friesian , Associações , Produção de leite
Citação
MARQUES, Raquel da Conceição Oliveira (2002) - Precisão dos métodos utilizados no contraste leiteiro para estimar a produção de leite de vacas Holstein-Friesian. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.