Título: Avaliação de impactos da Agenda 2000 sobre o rendimento agrícola na Região Agrária da Beira Interior, a partir de um modelo de base microeconómica para o sector agrícola
Autor: Afonso, Emília Maria Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Penha, Otília
Data: 2000
Citação: AFONSO, Emília Maria Fernandes (2000) - Avaliação de impactos da Agenda 2000 sobre o rendimento agrícola na Região Agrária da Beira Interior, a partir de um modelo de base microeconómica para o sector agrícola. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: Este trabalho que teve origem num estudo de carácter microeconómico realizado pelo Gabinete de Planeamento e Política Agro-Alimentar do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas e pelas Direcções Regionais de Agricultura, visa numa primeira fase, e tendo como referência o ano de 1997, identificar e caracterizar os principais tipos de explorações da Região Agrária da Beira Interior e seguidamente, recorrendo a um modelo, determinar por uma via indirecta os respectivos rendimentos expressos sob a forma de diversos resultados e indicadores económicos. Através da possibilidade de simulação do modelo e partindo da constatação da realidade em determinado momento (o ano de 1997), analisou-se o impacto da reforma da Política Agrícola Comum no âmbito da Agenda 2000, concretamente ao nível das alterações da política de preços e mercados agrícolas, no rendimento da Região Agrária e ao nível das actividades que foram alvo de alterações. Para representar os tipos de explorações da Beira Interior utilizou-se uma amostra extraída do “Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas - 1995”, constituída por 128 explorações, caracterizadas através da realização de um inquérito.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21510TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1829
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21510 (2).pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.