Título: Avaliação qualitativa de esperma de suínos da raça Bísara : possibilidade de difusão genética através da inseminação artificial
Autor: Castro, Artur Manuel Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, João Pedro Várzea
Silva, João Paulo Peres dos Santos
Data: 2000
Citação: CASTRO, Artur Manuel Martins de (2000) - Avaliação quantitativa de esperma de suínos da raça Bísara : possibilidade de difusão genética através de inseminação artificial. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: No âmbito da recuperação do porco Bísaro, projecto PAMAF IED 7173, foi constituído um núcleo “in vivo” de conservação da raça de forma a possibilitar a sua caracterização e recuperação. Como meio de permitir uma mais eficiente disseminação genética dos varrascos pelas explorações da região, a Inseminação Artificial, pode dar um bom contributo. Assim, no sentido de avaliar a qualidade do esperma dos varrascos Bísaros utilizados na Inseminação Artificial, foram efectuadas recolhas periódicas de esperma em três varrascos, durante duas estações do ano e dois ritmos de recolha diferentes. As características do esperma observadas foram: o volume, a motilidade, número de doses, percentagem de espermatozóides (Spz) normais e anormais, concentração por ml e por ejaculado. Neste estudo, registamos diferenças significativas do efeito estação do ano sobre o volume de sémen produzido e do ritmo de recolha na concentração de espermatozóides. Globalmente estes resultados sugerem que a raça Bisara possui valores de volume de esperma (175 ml) semelhante às raças exóticas, mas de concentração (0,228 × 109 Spz/ml), Spz/Ejaculado (40,1 x 109) e doses (9,9), ligeiramente inferiores, existindo no entanto, uma elevada variabilidade entre Varrascos. A variabilidade individual foi significativa para todos os parâmetros qualitativos estudados: volume, concentração, espermatozóides por ejaculado, doses de sémen produzidas e percentagem de Spz anormais. Num total de 18 I.A. realizadas, 50% tiveram êxito, verificando-se uma boa taxa de fecundação (80%) nas I.A. realizadas nas porcas do núcleo de S. Torcato e uma taxa de êxito bastante reduzida nas explorações agrícolas. Esta baixa taxa de fecundação esteve associada às más detecções de cio por parte do agricultor, a reflexos de imobilização pouco evidentes e ambígua determinação do momento ideal para inseminar.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21144TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1821
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21144 (2).pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.