Injector de resíduos líquidos : calibragem
Date
1999
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho teve como objectivo a elaboração de um estudo que permitisse a calibragem de um injector de resíduos líquidos no solo, equipado com asa.
Para tal, foi realizado um ensaio de campo de modo a avaliar as melhores soluções a nível de afinação da máquina, em função dos objectivos pretendidos.
São focados alguns aspectos relacionados com o aproveitamento de resíduos, de modo a reduzir os custos de produção eliminando matérias de elevado potencial fertilizante e cujo destino se afigura sempre problemático.
Descrevem-se ainda os diversos tipos de equipamentos distribuidores e as vantagens e condicionantes de cada um, sem esquecer as implicações ambientais e os cuidados gerais a ter nestes tipos de aplicações.
Referiu-se a importância da aplicação com ou sem asa e as vantagens que daí advém, principalmente ao nível da desagregação dos solos e dos volumes aplicados.
Procedeu-se ainda à caracterização física do injector e da cisterna a que este está acoplado.
Após o ensaio de campo apresentaram-se os resultados obtidos para as várias posições das válvulas, para débitos aproximados de 13, 50 m3/ha até 100 m3/ha. Para a marcação admitiu-se um erro máximo de 5% entre saídas.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20305TFCPAG.
Keywords
Citation
NAZARÉ, Jorge Afonso Galvão (1999) - Injector de resíduos líquidos : calibragem. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.