Caracterização sócio-económica e identificação de necessidades dos agricultores na área de influência da Agrotejo - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo
Ficheiros
Data
1999
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho tem como principais objectivos identificar as necessidades dos agricultores na zona de influência da AGROTEJO - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo e delinear soluções e recomendações para os mesmos.
Para a avaliar a situação foi efectuada uma caracterização socio-económica do sector Agrícola na zona de influência da AGROTEJO.
Esta caracterização foi possível mediante o acompanhamento e participação activa no trabalho desenvolvido por esta Associação de Agricultores.
Para além das múltiplas funções de apoio aos agricultores, esta Associação tem a cargo Projectos de Emparcelamento Rural Integrado, uma vez que, conforme foi por nós constatado e anteriormente identificado pela AGROTEJO, o Ordenamento Fundiário apresenta-se como solução para os muitos estrangulamentos existentes ao nível da estrutura predial e da sua influência no desenvolvimento sócio-económico da população agrícola.
Para além das necessidades dos agricultores já referidas, este estudo apresenta também identificação de novas necessidades decorrentes inclusivamente da futura implantação destes projectos, bem como algumas externalidades daí decorrentes.
Com base nos resultados obtidos foram elaboradas algumas conclusões e sugestões, as quais esperamos humildemente que contribuam em prol do desenvolvimento da região.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20140TFCPAG ; C30-26686TFCPAG.
Palavras-chave
Emparcelamento rural , Associativismo , Reestruturação fundiária
Citação
MENDES, Helena Isabel Figueiredo (1999) - Caracterização sócio-económica e identificação de necessidades dos agricultores na área de influência da Agrotejo - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.