Título: Influência de diferentes modalidades de plantação na cultura do morango (Fragaria x ananassa Duch. cv. Camarosa) ao ar livre, no Ribatejo
Autor: Andrade, Gonçalo António Pereira de Araújo Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Serrano, Cláudia Pina
Palavras-chave: Morango
Camarosa
Planta frigo
Planta fresca
Planta em alvéolos
Data: 1999
Citação: ANDRADE, Gonçalo António Pereira de Araújo Santos (1999) - Influência de diferentes modalidades de plantação na cultura do morango (Fragaria x Ananassa Duch. cv. Camarosa) ao ar livre, no Ribatejo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Plantas de morangueiro da variedade Camarosa foram sujeitas a diferentes modalidades de plantação: plantação com planta frigoconservada, plantação com planta fresca e plantação com planta em alvéolos. O ensaio decorreu ao ar livre, em Almeirim, entre Setembro de 1998 e Junho de 1999. Estudou-se o efeito de cada uma destas modalidades de plantação na ocorrência de alguns estados fenológicos (precocidade de floração e tempo de passagem de flor a fruto), na produtividade e seus componentes (produção total acumulada, distribuição da produção em comercializável e não comercializável, produção média mensal e peso médio dos frutos) e na qualidade dos frutos (grau Brix). O comportamento da cultivar ensaiada variou consoante a modalidade de plantação utilizada. A modalidade de plantação com planta frigo revelou-se a mais produtiva, apresentando até ao fim de Junho, uma produção total de 762 g/planta e uma percentagem de frutos não comercializáveis mais baixa do que as outras modalidades de plantação. As modalidades de plantação com planta fresca e com planta em alvéolos revelaram um comportamento muito semelhante em termos de produção total, de distribuição da produção em comercializável e não comercializável e de curva de produção. A plantação com planta em alvéolos apresentou os frutos de maior calibre e os frutos da planta figo foram os mais pequenos. O calibre dos frutos diminuiu ao longo do tempo, em todas as modalidades ensaiadas. Verificou-se que a modalidade de plantação não teve influência no grau Brix e que este apresentou os valores mais baixos no início do ensaio. A modalidade de plantação que se apresentou mais interessante no ponto de vista comercial foi a plantação com planta frigo.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20138TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1784
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20138 (2).pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.