Estudos de maturação na variedade Bical de Castelo Branco
Date
1999
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo da evolução da maturação na Beira Interior na cultivar Bical de Castelo Branco (Olea europea L) durante a campanha 98/99. Foram realizadas colheitas de amostras semanais iniciadas em Outubro e terminadas em Dezembro. Com base nestas amostras, foram determinados diversos parâmetros físico-químicos para azeitona e procedeu-se também à extracção do azeite. Na azeitona foram determinados a firmeza da polpa, ° Brix, relação polpa caroço, índice de maturação, peso e volume de 100 frutos, polifenóis totais. No azeite referente a cada amostra foi determinado o teor em ácidos gordos, polifenóis totais, estabilidade oxidativa, índice de peróxidos e absorvâncias no ultravioleta.
Dos resultados obtidos poderíamos indicar a primeira quinzena de Novembro como o período mais adequado para a colheita.
Os polifenóis totais dos azeites elementares apresentam valores compreendidos entre 129 e 213 mg de ácido cafeico/kg de azeite.
Na cultivar Bical de Castelo Branco a evolução da estabilidade oxidativa parece depender dos teores em polifenóis totais.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19845TFCPAG.
Keywords
Citation
MATEUS, Domitilia Cristina (1999) - Estudos de maturação na variedade Bical de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.