Previsão de ataque de aranhiço vermelho Panonichus ulmi, na cultura da macieira
Ficheiros
Data
1999
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho foi realizado na Quinta de Lamaçais, localizada na freguesia do Teixoso, pertencente ao concelho da Covilhã e na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
O estudo incidiu sobre o aranhiço vermelho Panonychus ulmi, uma das principais pragas que frequentemente causa prejuízos nos pomares de macieiras.
O método de Baillod adaptado ao método das tabuínhas foi utilizado durante o repouso vegetativo para a estimativa do risco das formas hibernantes. Para as formas de Verão utilizou-se o método das folhas ocupadas por formas móveis desde Abril a Julho de 1999. Ainda se colocou em prática o modelo bioclimático.
Depois da análise dos resultados obtidos das observações, foi possível determinar as datas de intervenção química.
O número de tratamentos efectuados no período de repouso vegetativo foram dois e sugere-se a aplicação de outro no dia 6 de Julho, no pomar de Lamaçais.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19934TFCPAG.
Palavras-chave
Protecção integrada , Aranhiço vermelho , Panonychus ulmi , Macieira
Citação
ROSA, Sandra Cristina Amaral (1999) - Previsão de ataque de aranhiço vermelho Panonichus ulmi, na cultura da macieira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.