Título: Optimização de técnicas de inoculação para avaliação da resistência ao míldio (Peronospora parasitica (Pers.ex Fr.) Fr.) em plantas adultas de Brassica oleraceae
Autor: Duarte, Sónia Catarina Nunes Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Sequeira, Pedro de Jesus
Monteiro, José António Abrantes Massano
Data: 1999
Citação: DUARTE, Sonia Catarina Nunes Alves (1999) - Optimização de técnicas de inoculação para avaliação da resistência ao míldio (Peronospora parasitica (Pers.ex Fr.) Fr.) em plantas adultas de Brassica oleraceae. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: O míldio das crucíferas causado pelo fungo Peronospora parasilica (Pers. ex Fr.) é uma doença importante das plantas de Brassica oleracea cultivadas em Portugal. Muitos estudos do P. parasitica têm-se concentrado nos aspectos do seu desenvolvimento nas interacções entre o hospedeiro e o agente patogénico. No entanto, não há muitos estudos sobre o efeito da idade da folha no desenvolvimento da doença. No presente trabalho, o efeito da idade na alteração da susceptibilidade do hospedeiro foi estudado em brássicas no estado de plena expansão dos cotilédones e folhas adultas com diferentes posições na planta. Não foi observada nenhuma variação do míldio entre cotilédones de idades diferentes, e entre folhas com diferentes idades e posições na planta. Em todas as amostras testadas a infecção ocorreu nos cotilédones e nas folhas de todas as idades com a mesma intensidade. A observação de que a idade da folha não afecta grandemente a iniciação da doença, e o subsequente desenvolvimento do agente patogénico no tecido hospedeiro é demonstrado pelos valores médios de intensidade de esporulação. A duração do período de incubação afecta a progressão do míldio. Existem pequenas diferenças com uma incubação de 10 a 14 dias, cuja esporulação foi mais elevada, e foi menor a 6 e 18 dias.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19848TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1772
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
19848 (2).pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.