Avaliação do índice de floração e taxa de vingamento da cultivar "B. Burlat" na Gardunha (Cova da Beira)
Date
1999
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
No presente trabalho pretende-se avaliar o índice de floração e a taxa de vingamento dos frutos na cultivar ‘B.Burlat’ em 3 pomares localizados a diferentes altitudes na zona da Gardunha.
Verificou-se que a época de floração não foi simultânea nos 3 pomares, e que a produção média dos ramos foi maior na Quinta do Enxidro (55.2g), seguindo-se a Quinta dos Casais (34.9g) e por último a Quinta da Serra (18.4g). Enquanto que a produção média das árvores teve um comportamento oposto, tendo sido mais elevada na Quinta da Serra (20.8 Kg), seguindo-se a Quinta do Enxidro (7.4 Kg) e por último a Quinta dos Casais (5.6 Kg).
Dos resultados obtidos, concluímos que o aparecimento de gomos florais sobre a madeira de diferentes idades depende da idade e vigor das árvores, pois quando a árvore envelhece os ramos de 1 ano são mais curtos e menos numerosos e as flores são mais numerosas nos esporões. Dependendo também do porta-enxerto, uma vez que o Prunus mahaleb antecipa em 3-5 dias a entrada em floração em relação ao Prunus avium.
Perante estas observações, sugeria que fossem realizados ensaios sobre a execução de técnicas culturais (poda e regas), de modo a avaliar o seu efeito na produção e vingamento, para confirmar os resultados por nós observados.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19897TFCPAG.
Keywords
Cereja, Cultivar ‘B.Burlat’, Floração, Vingamento, Prunus avium, Prunus mahaleb
Citation
RODRIGUES, Catarina Isabel Duarte da Silva (1999) - Avaliação do índice de floração e taxa de vingamento da cultivar "B. Burlat" na Gardunha (Cova da Beira). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.