Avaliação da variabilidade genética em populações de feijão-frade (Vigna unguiculata L.) por electroforese de isoenzimas

Date

1999

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Abstract

Realizou-se um estudo de variabilidade genética em populações de Vigna unguiculata (L.) Walp pela detecção de polimorfismos isoenzimáticos através da electroforese de isoenzimas. Foram estudadas amostras de 8 populações, abrangendo as três subespécies cultivadas: unguiculata, sesquipedalis e cylindrica. Os zimogramas foram obtidos por electroforese de zona descontínua em gel de poliacrilamida, utilizando-se para tal, extractos de cotilédones, folhas e raízes de plântulas com 6 dias. Foram estudados 9 sistemas enzimáticos com particular ênfase para os seguintes: esterase (EST), fosfatase ácida (ACP), peroxidase (PRX) e glucose-6-fosfato desidrogenase (G6PDH). Foram detectados polimorfismos em folhas e cotilédones para o sistema enzimático esterase, no entanto, devido à baixa definição das bandas no órgão folha, só foram utilizados nas análises de comparação de genótipos, os zimogramas de esterase em cotilédones. Nestes, foram identificadas 8 bandas diferentes, sendo 5 polimórficas. As análises comparativas do referido sistema enzimático, permitem identificar 5 das 8 cultivares estudadas, designadamente, as cultivares: “Arroz”, “Lubia”, “Chicote”, “Gigante Marialva” e a população 168, pertencente à subespécie unguiculata. Os resultados obtidos não permitiram a obtenção de padrões isoenzimáticos característicos para cada uma das três subespécies. Verificou-se uma maior proximidade genética entre as subespécies unguiculata e sesquipedalis, relativamente à subespécie cylindrica.

Description

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19735TFCPAG.

Keywords

Vigna unguiculata, Electroforese, Isoenzimas

Citation

FREDERICO, António Miguel Magriço da Costa (1999) - Avaliação da variabilidade genética em populações de feijão-frade (Vigna unguiculata L.) por eletroforese de isoenzimas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.