Estudo comparativo da produção de beterraba sacarina na zona de Arraiolos
Date
1999
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho foi realizado, tendo como objectivo avaliar o comportamento da beterraba sacarina de ciclo primaveril, em resposta a duas diferentes técnicas de mobilização do solo, nos aspectos quantitativos e qualitativos, produção de raízes e de sacarose, perímetro, comprimento, número de ramificações das raízes e índice de folhas/raízes.
O trabalho prático foi feito havendo três repetições por cada bloco, tendo em cada um deles, sido adoptado um sistema de mobilização do solo: lavoura e subsolagem.
Os dados recolhidos durante o ciclo cultural, tiveram como objectivo avaliar o comportamento agronómico da beterraba, em relação ao tipo de mobilização de solo utilizado.
Analisando os resultados obtidos, verifica-se claramente que a subsolagem do solo é o sistema de mobilização que, comparativamente à lavoura, proporciona um maior desenvolvimento das raízes, diminui o número de ramificações das mesmas, e aumenta a produção final de sacarose por hectare (objectivo final da realização da cultura).
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19726TFCPAG.
Keywords
Citation
ALVES, João Pedro Lopes (1999) - Estudo comparativo da produção de beterraba sacarina na zona de Arraiolos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.