Estudo de identificação de variedades de oliveira (Olea europaea L.) por electroforese de isoenzimas
Ficheiros
Data
1999
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com o objectivo de avaliar a variabilidade inter e intravarietal através da detecção de polimorfismo isoenzimáticos, foram estudadas populações de oliveira (Olea europaea L.), das variedades Galega, Bical e Cordovil da região de Castelo Branco. Foram realizadas análises de isoenzimas por electroforese descontínua em gel de poliacrilamida (PAGE) e focagem isoeléctrica, em aparelho Phastsystem® da firma Pharmacia.
Foram estudados três sistemas enzimáticos: Esterase (EST), Peroxidase (PRX) e Fosfatase ácida (ACP). Como material vegetal de análise utilizaram-se folhas e pólen, tendo sido estudadas diferentes soluções de extracção.
Nas folhas foi detectada actividade para os sistemas PRX, EST e ACP. No pólen detectou-se actividade para os três sistemas, contudo devido à baixa expressão de PRX e ACP, foram realizados estudos comparativos apenas para o sistema Esterase.
Nas árvores estudadas não foi detectada variabilidade intravarietal. Os resultados obtidos com o sistema enzimático Esterase, permitem a identificação das três variedades. Os resultados obtidos são apresentados na forma de zimogramas e diagramas, comparando-se as diferentes variedades com base na presença ou ausência de bandas.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19075TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
ZUZARTE, Sandra Maria Velez de Sousa (1999) - Estudo de identificação de variedades de oliveira (Olea europaea L.) por electroforese de isoenzimas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.