Título: Metodologia de selecção e avaliação de genótipos de trigo mole (Triticum aestivum L.) para ambientes mediterrânicos
Autor: Costa, Armindo José Laço
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Maçãs, Benvindo Martins
Data: 1998
Citação: COSTA, Armindo José Laço (1998) - Metodologia de selecção e avaliação de genótipos de trigo mole (Triticum aestivum L.) para ambientes mediterrânicos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: A expressão de potencial produtivo de uma determinada variedade de trigo é influenciada por três factores principais, genótipo, ambiente e a interacção genótipo x ambiente. A contribuição relativa dos factores referidos varia de acordo com as condições ambientais. Se examinarmos essa contribuição, expressa na variação fenotípica, observa-se uma dominância do factor genótipo em sistemas favoráveis, por exemplo regadio em ambientes muito uniformes. Pelo contrário em sistemas de sequeiro das zonas mediterrânicas, caracterizadas por grande irregularidade na ocorrência dos fenómenos meteorológicos, a interacção genótipo x ambiente constitui a principal fonte de variação. Neste caso o grande desafio que se coloca aos melhoradores é entender as bases genéticas e fisiológicas das plantas indexadas à complexa interacção genótipo x ambiente. Por isso a avaliação do comportamento dos genótipos em ensaios multilocais e plurianuais deve constituir uma das actividades mais importantes dos programas de melhoramento para as zonas mediterrânicas na medida em que pode permitir recolha de informação sobre a magnitude da interacção no sentido de identificar os genótipos melhor adaptados e que permitam a obtenção de produções mais estáveis isto é, com menos oscilações face a variação ambiental. Os resultados apresentados neste trabalho revelam a importância do melhoramento local ao permitir o melhor conhecimento dos genótipos face à variação do ambiente. Detectou-se maior variabilidade genética nos materiais de 1ª época mostrando o grande esforço que tem sido realizado para conseguir o alongamento do ciclo para permitir sementeiras antecipadas (fins de Outubro). A análise de regressão conjunta permitiu identificar distintos comportamentos dos genótipos como resposta ao ambiente.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18640TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1731
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ARM_COS.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.