Protecção integrada no campo de demonstração de vinha da D.R.A.B.I.
Ficheiros
Data
1998
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho, trata da aplicação da Protecção Integrada através do acompanhamento crítico de uma vinha na Quinta dos Lamaçais - Covilhã, da DRABI. Nesta perspectiva, as tomadas de decisão, relativas à necessidade e oportunidade de tratamentos fitossanitários a realizar contra pragas e doenças da cultura, basearam-se em estimativas de risco quer quantitativas, quer qualitativas, decorrentes da sua actividade.
A obtenção de estimativas quantitativas, foi feita por observação visual e pelo uso de armadilhas cromotrópicas e sexuais.
Em relação às estimativas qualitativas procurou-se identificar e analisar a acção dos insectos auxiliares e utilizando-se os valores de temperatura e humidade na previsão da actividade das pragas e doenças.
Este trabalho foi realizado em três parcelas. Numa das parcelas, a qual designamos por testemunha, não foi efectuado qualquer tratamento fitossanitário. Nas outras parcelas, usou-se a prática da Protecção Integrada nas castas Rufete e Marufo.
Os níveis das pragas observados foram bastante baixos quando comparados com os níveis económicos de ataque, não sendo efectuado qualquer tratamento para combate das pragas.
Relativamente às doenças deu-se especial ênfase ao oídio, verificando-se grandes intensidades de ataque, nomeadamente na testemunha uma vez que não foram realizados tratamentos.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18644TFCPAG.
Palavras-chave
Protecção integrada , Vinha , Oídio , Traça da uva
Citação
TOMÁS, Ivone Isabel Fidalgo (1998) - Protecção integrada no campo de demonstração de vinha da D.R.A.B.I. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.