Título: Influência da adubação azotada na produção e qualidade de três espécies de gramíneas (C4) : Sorghum sp, Pennisetum sp, Setaria spp.
Autor: Sebastião, Luís Miguel Farinha
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Data: 1998
Citação: SEBASTIÃO, Luís Miguel Farinha (1998) - Influência da adubação azotada na produção e qualidade de três espécies de gramíneas (C4) : Sorghum sp, Pennisetum sp, Setaria spp.Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: O objectivo delineado para o nosso ensaio, visou estudar a produtividade de três variedades de híbrido de sorgo forrageiro (Jumbo, Seedfeed e Pac “8273”), uma variedade de Milho pérola (Nutrifeed) e uma variedade de Setaria (Selaria splendida Stapf), sujeitas a três níveis diferentes de adubação azotada (150, 210, 270 U.fN/ha) e ainda, comparar o seu valor nutritivo, com o objectivo de promover soluções, para os problemas alimentares e nutricionais, que se verificam na produção animal da região, no decorrer e principalmente no fim do Verão, problema este que é sentido a nível nacional. Com este trabalho, pretende-se também conhecer melhor o comportamento agronómico da Setarie, por forma a considerar a sua introdução em explorações agro-pecuárias da região. A instituição que promoveu a realização deste estágio, foi a Direcção de Agricultura da Beira Interior (DRABI), na Herdade do Couto da Várzea no Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova, tendo início a 14/06/96 até 01/10/96. Durante o ensaio, as variedades tiveram todo um conjunto de condições necessárias, para que o seu ciclo vegetativo decorresse normalmente. Verificou-se que com o aumento das dotações em azoto utilizadas, não se obtiveram acréscimos de produção, contudo comprovou-se um enriquecimento do valor nutritivo da forragem. Das variedades estudadas a que obteve melhor produção foi o sorgo forrageiro Seedfeed, com uma produção média total de 19579 kg/ha de matéria seca. No entanto, a variedade que se distingue agronomicamente foi o sorgo forrageiro Pac”8273”, com uma produção média total de 16056 kg/ha de matéria seca com melhor qualidade forrageira. Quanto à variedade Setaria, adaptou-se perfeitamente às condições ambientais do local de ensaio, resultado disso foi a sua boa capacidade produtiva (12927 kg/ha MS), e qualitativa, demonstrando ser uma cultura com bastante interesse para a agro-pecuária da região.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18583TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1727
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LUI_SEB.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.