Título: Verificação de parâmetros qualitativos e quantitativos de milho-silagem, variando o ciclo e densidade de sementeira
Autor: Pereira, Sónia Marisa
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Características bromatológicas
Densidade de sementeira
Milho
Zea mays
Produção de Forragem
Data: 1998
Citação: PEREIRA, Sónia Marisa (1998) - Verificação de parâmetros qualitativos e quantitativos de milho-silagem, variando o ciclo e densidade de sementeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Pretendia-se analisar e comparar a produção de milho forrageiro, em termos de matéria seca, variando o ciclo e a densidade de sementeira. Tendo como objectivo principal testar simultaneamente a adaptabilidade dos diferentes ciclos de milho forrageiro às densidades em questão, não existindo variação na data de sementeira, sendo esta realizada no dia 25 de Abril de 1997. Neste relatório, fez-se um estudo das condições climáticas e económicas do concelho de Torres Novas de forma a que o leitor fique familiarizado com a região onde se processou o ensaio. Em seguida, encontra-se descrito de uma forma geral o modo como foi realizado o cultivo do milho. O ensaio foi delineado com três densidades (D1, D2 e D3), com três repetições cada. As três densidades correspondiam a um número diferente de plantas: D1 com 64000 plantas/ha, D2 com 85000 plantas/ha e D3 com 114000 plantas/ha. Através de realização de análises laboratoriais químico-bromatológicas que foram feitas segundo o esquema analítico de Weende, à excepção da fracção de fibra bruta que foi analisada segundo o método de fraccionamento de Goering e Van Soest. Foram analisados os seguintes parâmetros: Matéria Seca, Cinzas, Matéria Orgânica, Azoto Total, Proteína Bruta, Fracção N.D.F., Fracção A.D.F. e Fracção A.D.L. Dos resultados obtidos, observou-se acréscimos significativos da produção de forragem na densidade D3 relativamente às densidades D1 e D2 quer para o ciclo FAO 600, quer para o ciclo FAO 700. Relativamente às características bromatológicas, verificou-se que independentemente das densidades e dos ciclos FAO, a composição da forragem foi sempre semelhante.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18582TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1725
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SON_CAM.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.