Título: Enraizamento in vitro e aclimatização de plantas indicadoras de vírus de macieira e pereira : caso da Pyronia veitchii (TRABUT) Guill
Autor: Martins, Francisco
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Dulce de Jesus Marques
Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Palavras-chave: Pyronia veitchii
Micropropagação
Enraizamento
Arginina
Aclimatização
Data: 1998
Citação: MARTINS, Francisco (1998) - Enraizamento in vitro e aclimatização de plantas indicadoras de vírus de macieira e pereira : caso da Pyronia veitchii (TRABUT) Guill. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: A Pyronia veitchii (Trabut) Guillaumin é uma excelente indicadora de uma grande diversidade de viroses e patogénios afins da macieira e da pereira. Através da enxertia de casca em plantas indicadoras micropropagadas em estufa climatizada, é possível rapidamente visualizar os sintomas e identificar estes agentes patogénicos presentes nas nossas cultivares. Neste trabalho pretendeu-se melhorar e afinar as técnicas de enraizamento in vitro desta planta e estudar os factores que poderão contribuir para o bom êxito da micropropagação nas suas fases de enraizamento e aclimatização. Foi estudado o efeito de três meios de cultura no enraizamento, com a adição da auxina ANA 2 mg/l e testadas algumas substâncias, que se supõe terem influência no desenrolar de indução rizogénica - a arginina e o fluroglucinol - isoladas ou em mistura, num total de 12 modalidades com 60 observações/modalidade. O factor que maior efeito teve no sucesso do enraizamento da Pyronia foi a formulação nutritiva inorgânica. Salienta-se também o efeito benéfico da adição de arginina. Deste modo os melhores resultados obtidos (91%) foram conseguidos com a adição de 200 mg/l de arginina ao meio ZB8O. A aclimatização continua a ser um factor de difícil controlo, com perdas da ordem dos 45%, resultantes provavelmente do tipo de substrato utilizado e/ou das deficientes condições de aclimatização.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18581TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1723
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_FRA_MAR.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.