Título: Breve análise técnico-económica da cultura da beterraba sacarina : estudo de 10 variedades na campina de Idanha-a-Nova
Autor: Duarte, Elsa Maria Frade
metadata.dc.contributor.advisor: Lavado, José Manuel Garrido
Peças, Luís Filipe Ribeiro Ponte Velez
Data: 1998
Citação: DUARTE, Elsa Maria Frade (1998) - Breve análise técnico-económica da cultura da beterraba sacarina : estudo de 10 variedades na campina de Idanha-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: A beterraba é uma planta bianual, da família das Chenopodiaceae, do género Beta, da espécie Beta vulgaris L., e a partir da qual derivam todas as formas de beterraba cultivadas. A escolha das variedades utilizadas, no ensaio instalado na Herdade do Couto da Várzea, foi baseado na opinião do Sr. Eng° António Manuel Lucas Carapau, da DAI, vindo a incidir sobre as seguintes: - Colibri (E - EN); - Monodoro (N - NZ); - Faro (Z); - Oirio (N); - Vigil (EN); - Rhem (NZ); - Naila (E - EN); - Ibis (N - NZ); - Adonis (N - NZ); - Accord (N). O delineamento experimental foi feito em blocos, com duas repetições, segundo um esquema de talhões subdivididos. Os dados recolhidos durante o ciclo cultural tiveram como objectivo avaliar o comportamento agronómico das variedades utilizadas e fazer o seu estudo técnico-económico. Analisando os resultados obtidos, verifica-se que a beterraba sacarina poderá vir a ter potencialidades de produção no perímetro de rega de Idanha-a-Nova. Os custos unitários por hectare e/ou unidade de peso são perfeitamente aceitáveis para esta cultura. Das variedades em ensaio, as que obtiveram um maior rendimento económico foram a “Naila,” a “Rhem” e a “Faro”.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18436TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1710
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ELS_DUA.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.