Breve análise técnico-económica da cultura da beterraba sacarina : estudo de 10 variedades na campina de Idanha-a-Nova
Ficheiros
Data
1998
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A beterraba é uma planta bianual, da família das Chenopodiaceae, do género Beta, da espécie Beta vulgaris L., e a partir da qual derivam todas as formas de beterraba cultivadas.
A escolha das variedades utilizadas, no ensaio instalado na Herdade do Couto da Várzea, foi baseado na opinião do Sr. Eng° António Manuel Lucas Carapau, da DAI, vindo a incidir sobre as seguintes:
- Colibri (E - EN);
- Monodoro (N - NZ);
- Faro (Z);
- Oirio (N);
- Vigil (EN);
- Rhem (NZ);
- Naila (E - EN);
- Ibis (N - NZ);
- Adonis (N - NZ);
- Accord (N).
O delineamento experimental foi feito em blocos, com duas repetições, segundo um esquema de talhões subdivididos.
Os dados recolhidos durante o ciclo cultural tiveram como objectivo avaliar o comportamento agronómico das variedades utilizadas e fazer o seu estudo técnico-económico.
Analisando os resultados obtidos, verifica-se que a beterraba sacarina poderá vir a ter potencialidades de produção no perímetro de rega de Idanha-a-Nova. Os custos unitários por hectare e/ou unidade de peso são perfeitamente aceitáveis para esta cultura.
Das variedades em ensaio, as que obtiveram um maior rendimento económico foram a “Naila,” a “Rhem” e a “Faro”.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18436TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
DUARTE, Elsa Maria Frade (1998) - Breve análise técnico-económica da cultura da beterraba sacarina : estudo de 10 variedades na campina de Idanha-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.