Título: Uso da água na agricultura e impacte na sua qualidade, ao nível de uma pequena bacia hidrográfica no Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova
Autor: Costa, Humberto Gil Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: Duarte, António Francisco Canatário
Palavras-chave: Agricultura de regadio
Bacia hidrográfica
Qualidade da água
Qualidade dos fluxos de retorno
Contaminação difusa
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: COSTA, Humberto Gil Macedo (2009) - Uso da água na agricultura e impacte na sua qualidade, ao nível de uma pequena bacia hidrográfica no Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM-. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - ramo Rural.
Resumo: A preocupação crescente com a disponibilidade hídrica no que se refere á sua qualidade e quantidade vem estimulando o conhecimento da dinâmica dos reservatórios. Esse conhecimento é de fundamental importância para a gerência sustentável de uma bacia hidrográfica e da qualidade da água, principalmente quando se trata de agroecossistemas irrigados. Assim sendo, e tendo em atenção que o objectivo de qualquer projecto de rega consiste em proporcionar novos meios para que possibilite o aumento dos níveis de produção e o rendimento do empresário agrícola de um modo sustentável, torna-se necessário preservar a qualidade da fonte de água, pelo que se torna extremamente importante avaliar a aptidão da água para a rega, já que as suas características, podem condicionar o fim a que se destinam. Este trabalho tem por objectivo caracterizar através de parâmetros físico-químicos a qualidade da água utilizada nas culturas existentes no Aproveitamento Hídroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova e estudar a qualidade dos fluxos de retorno desta pequena bacia hidrográfica, numa campanha de rega. Os parâmetros da água medidos foram: pH, condutividade eléctrica, azoto amoniacal e o azoto nítrico (nitratos + nitritos), durante a campanha de rega de 2008 durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. As metodologias usadas neste estudo, durante a estação de rega de 2008, incluem recolha periódica de amostras de água e análises de laboratório para a determinação da concentração dos contaminantes em estudo já referidos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26510TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/171
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Engenharia Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_HUM_COS.pdf181,77 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.