Título: Efeitos da utilização de resíduos orgânicos e de diferentes sistemas de mobilização sobre parâmetros da composição química de folhas e plantas de milho
Autor: Martins, Cecília Maria Marcelo da Silva Gouveia
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Poluição
Lamas celulósicas
Lamas de ETAR
Composto
Estrume
Teor de nutrientes
Mobilizações
Mobilização tradicional
Sementeira directa
Chisel
Data: 1998
Citação: MARTINS, Cecília Maria Marcelo da Silva Gouveia (1998) - Efeitos da utilização de resíduos orgânicos e de diferentes sistemas de mobilização sobre parâmetros da composição química de folhas e plantas de milho. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Realizou-se um ensaio de campo, com o propósito de se avaliarem os efeitos da incorporação (efectuada no ano anterior), de quatro resíduos orgânicos (lamas celulósicas, lamas de ETAR, composto e estrume) no solo, sobre aspectos qualitativos da cultura de milho, destinada à produção de grão. O estrume teve um nível de aplicação de 15 t/ha, enquanto que, os restantes resíduos foram aplicados nas quantidades de 25 t/ha e 50 t/ha. Neste ensaio, foram ainda utilizados vários sistemas de mobilização do solo (sementeira directa, utilização de chisel e mobilização tradicional). A incorporação dos diferentes níveis dos resíduos orgânicos, não induziu efeitos significativos sobre o teor dos nutrientes (azoto, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sódio, zinco, cobre, ferro, manganês, crómio, níquel e chumbo), quer ao nível das folhas, quer ao nível das plantas (resíduos da cultura). As técnicas de mobilização do solo influenciaram os teores de vários nutrientes, independentemente dos diferentes níveis de aplicação dos vários resíduos, tanto nas folhas como nas plantas. O sistema de mobilização tradicional proporcionou teores mais elevados de cálcio, magnésio, sódio, manganês, zinco e chumbo, nas folhas e de azoto, fósforo, cálcio e níquel nos resíduos da cultura. A sementeira directa suscitou um aumento nos teores de azoto, fósforo e cobre nas folhas e de magnésio, sódio e cobre nas plantas. Finalmente, a utilização de chisel, apenas originou um incremento de alguns metais pesados, nomeadamente, nos teores de crómio nas folhas e de zinco, crómio e chumbo nas plantas.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18514TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1709
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CEC_MAR.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.