Título: Caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira (Prunus avium L.) na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha
Autor: Torrado, Jorge Manuel Gaspar Boavida
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Data: 1997
Citação: TORRADO, Jorge Manuel Gaspar Boavida (1997) - Caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira (Prunus avium L.) na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Com este trabalho pretendemos caracterizar novos porta-enxertos e novas cultivares de cerejeira (Prunus avium L.), na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha. Procedeu-se ao acompanhamento de pomares, um situado na Quinta do Enxidro - Soalheira e o outro no Monte da Cotifa - Castelo Novo, em que se encontram implantados os novos porta-enxertos (Damil ® GM 61/1; Maxma Delbard ® 14 Brokforest e Tabel ® Edabriz) com várias cultivares neles enxertadas. Para a avaliação do efeito da mesma cultivar enxertada em diferentes porta-enxertos e do efeito do mesmo porta-enxerto sobre as diferentes cultivares. Procedeu-se ao acompanhamento fenológico, após a quebra de endodormência dos gomos, à avaliação do crescimento, através do diâmetro do tronco, e da respectiva evolução do ciclo 1996 para 1997; caracterizamos também os hábitos de frutificação de cada simbionte com o registo de produção média e por último efectuámos a caracterização fotográfica de cada variedade de cerejeira. No que diz respeito aos porta-enxertos, constatámos que o Tabel ® Edabriz, sendo o porta-enxerto mais ananicante induz maior precocidade na entrada em produção e diferenciação dos órgãos de frutificação. O comportamento dos porta-enxertos Prunus avium L. e Maxma Delbard ® 14 Brokforest, revelam um grande vigor que pode originar um atraso em produção. Por último o porta-enxerto Damil ® GM 61/1, possui um vigor intermédio entre o Prunus avium L. e Maxma Delbard ® 14 Brokforest originando fraca ramificação, embora variável com as cultivares nele enxertadas.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18402TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1705
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOR_TOR.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.