Título: Erosão do solo verificada num solo litólico não húmico de granito, submetido a diferentes formas de aproveitamento
Autor: Pinto, Nuno José
metadata.dc.contributor.advisor: Goulão, João Nicolau Cortesão Pais
Data: 1998
Citação: PINTO, Nuno José (1998) - Erosão do solo verificada num solo litólico não húmico de granito, submetido a diferentes formas de aproveitamento. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: O estudo que aqui se apresenta, teve como finalidade a aplicação da Equação Universal de Perdas de Solo (USLE), às condições do Campo Experimental de Erosão da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em solos derivados de granito. Algumas considerações acerca do problema da erosão do solo nas antigas civilizações, bem como das preocupações com este fenómeno na actualidade, são apresentadas inicialmente, e referem-se seguidamente alguns trabalhos nesta área, levados a cabo, quer a nível nacional, quer mundial. Algumas definições sobre o fenómeno erosivo, com especial destaque para a erosão hídrica em solos agrícolas, são também expressas na revisão bibliográfica. Cada um dos factores que integram a USLE, e a metodologia utilizada para o seu cálculo são descritos, e posteriormente aplicados às condições do Campo Experimental de Erosão da ESACB. Ao longo deste relatório, damos conta de todo o trabalho de campo que efectuámos no ano de 1996/97, bem como dos resultados e conclusões a que conseguimos chegar, nomeadamente, a supremacia conseguida em termos de protecção do solo pelo prado de sequeiro, relativamente a outras culturas.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18254TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1691
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_NUN_PIN.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.