Efeito da dimensão das parcelas na avaliação dos vários parâmetros dendrométricos caracterizadores dos povoamentos naturais de pinheiro bravo : (Zona do Pinhal Interior)
Ficheiros
Data
2000
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este estudo foi realizado em povoamentos naturais de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) no concelho de Oleiros, em que se mediram durante o período de repouso vegetativo, de Outubro de 1997 a Março de 1998, 28 parcelas de estudo previamente implantadas no anterior período de repouso vegetativo, de Outubro de 1996 a Março de 1997.
Pretendeu-se com este estudo, caracterizar dendrometricamente os povoamentos naturais de pinheiro bravo neste concelho e avaliar o efeito da dimensão da parcela na avaliação dos diversos parâmetros dendrométricos caracterizadores dos povoamentos. As dimensões das parcelas estudadas foram, 1000m2, 800m2. 500m2, 300m2 e 100m2.
Da análise dos resultados dos testes estatísticos de comparação de amostras emparelhadas efectuados, concluiu-se existirem diferenças significativas em algumas das variáveis dendrométricas após redução da área da parcela. Assim, para a avaliação do número de árvores por hectare (N), factor de competição das copas (CCF), área basal por hectare (G) e altura da copa média (Hcpm), verificou-se ser necessário recorrer a parcelas de 1000m2. Para a avaliação da altura dominante (Hdom) e da razão da copa média (CRm), demonstrou-se ser suficiente o recurso a parcelas de 500m2. Para a avaliação da altura média (Hm), diâmetro médio (Dm) e diâmetro de projecção das copas médio (mdcp), demonstrou-se ser suficiente o recurso a parcelas de 100m2.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20321TFCPF.
Palavras-chave
Citação
PEREIRA, Cláudia Sofia Batista da Fonseca Lopes (2000) - Efeito da dimensão das parcelas na avaliação dos vários parâmetros dendrométricos caracterizadores dos povoamentos naturais de pinheiro bravo : (Zona do Pinhal Interior). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.