Título: Ensaios de multiplicação in vitro de plantas lenhosas : (Liquidambar styraciflua L., Prunus lusitanica L. e Castanea sativa x C. crenata)
Autor: Botequim, Brigite Roxo
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Palavras-chave: Castanheiro
Liquidambar styraciflua
Micropropagação
Multiplicação in vitro
Prunus lusitanica
Reguladores de crescimento
Sacarose
Data: 1999
Citação: BOTEQUIM, Brigite Roxo (1999) - Ensaios de multiplicação in vitro de plantas lenhosas : (Liquidambar styraciflua L., Prunus lusitanica L. e Castanea sativa x C. crenata). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho envolveu a aplicação de técnicas de micropropagação por rebentamento axilar, tendo sido analisados vários factores que podem influenciar o tipo de respostas fisiológicas que ocorrem em liquidambar (Liquidambar styraciflua L.), azereiro (Prunus lusitanica, L.) e em castanheiro (Castanea sativa x C. crenata), durante a fase de multiplicação in vitro. Um dos objectivos consistiu na avaliação da influência de formulações nutritivas e da concentração de reguladores de crescimento em rebentos de liquidambar e de azereiro. Para tal, foram utilizadas duas formulações nutritivas, WPM e GD, associadas a 0,2 e 1 mgl-1 de BAP. Da combinação de factores utilizados (meio + BAP), verificou- -se que a WPM + 0,2 mgl-1 se revelou mais adequada para propagar o liquidambar, enquanto no azereiro foi a GD + 0,2 mgl-1 Estudou-se também a influência de dois níveis de CO2 (350 ul 1-1 e 700 ul 1-1) e de quatro concentrações de sacarose (0, 10, 20, e 30 gl-1), na capacidade de induzir o desenvolvimento de rebentos de castanheiro híbrido. Em relação ao efeito de CO2, não se assistiu a diferenças assinaláveis entre as modalidades, embora aparentemente se tenha observado maior eficácia do CO2 elevado. Relativamente às concentrações de sacarose, exceptuando a utilização de 0 gl-1, as restantes foram competentes para induzir o desenvolvimento dos rebentos, obtendo-se os melhores resultados na presença de 30 gl-1. Na interacção CO2*sacarose, enquanto o CO2 não afectou o desenvolvimento vegetativo, o factor sacarose demonstrou ser determinante no tipo de resposta regenerativa.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19914TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1677
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_BRI_BOT.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.