Título: Contribuição para a diminuição do risco de incêndio na Mata Nacional das Virtudes, concelho da Azambuja, distrito de Lisboa
Autor: Rodrigues, Rita Correia Moacho Jorge
metadata.dc.contributor.advisor: Leitão, Emília
Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Incêndios Florestais
Prevenção
Combustíveis
Risco de Incêndio
Data: 1999
Citação: RODRIGUES, Rita Correia Moacho Jorge (1999) - Contribuição para a diminuição do risco de incêndio na Mata Nacional das Virtudes, concelho da Azambuja, distrito de Lisboa. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O trabalho foi realizado na Mata Nacional das Virtudes que se encontra inserida no Concelho da Azambuja, Distrito de Lisboa, e sob a Administração da Direcção de Serviços de Florestas da DRARO. O objectivo deste trabalho, foi aprofundar os conhecimentos ao nível dos incêndios florestais, que é uma das maiores causas de destruição da Floresta, propondo um plano de prevenção de incêndio para a área em estudo. Para tal, fez-se um levantamento do uso actual do solo, quer ao nível do estrato arbóreo (recolha de alguns parâmetros dendrométricos), quer ao nível do estrato arbustivo (estimativa ocular das percentagens de combustíveis existentes no sob coberto); da rede divisional e dos aspectos climáticos da área em estudo, considerando-se igualmente importante o conhecimento dos meios de prevenção, tal como das infra-estruturas que lhe dão apoio. Os conhecimentos obtidos levaram-nos a concluir que existem fragilidades neste ecossistema e que podem ser colmatados através de uma melhor aplicação de urna Silvicultura preventiva, melhoramento e conservação da rede divisional e de algumas infra-estruturas existentes e aumento das campanhas de sensibilização das populações.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19740TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1672
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RIT_ROD.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.