Título: Enraizamento e aclimatização simultânea de rebentos de castanheiro regenerados in vitro : influência da concentração de CO2 elevado
Autor: Estêvão, Catarina Silva Ideia Rainha
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Palavras-chave: Aclimatização
Castanheiro
CO2
Enraizamento
Micropropagação
Data: 1999
Citação: ESTÊVÃO, Catarina Silva Ideia Rainha (1999) - Enraizamento e aclimatização simultânea de rebentos de castanheiro regenerados in vitro : influência da concentração de CO2 elevado. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho teve como principal objectivo avaliar a influência da concentração de CO2 no processo simultâneo de enraizamento e aclimatização de rebentos de castanheiro (Castanea sativa x Castanea crenata) regenerados in vitro, tendo sido estudadas duas concentrações de CO2, 350 µL L-1 e 900 µL L-1. Os seus efeitos foram posteriormente avaliados com base na análise de crescimento e na concentração de clorofilas presentes na planta. O aumento da concentração de CO2, não afectando a taxa de sobrevivência, mostrou influenciar significativamente o desenvolvimento vegetativo das microplantas e parâmetros como o crescimento relativo em altura, razão biomassa parte aérea/raiz, peso fresco aéreo, razão peso fresco parte aérea/raiz, razão de peso foliar, área foliar, área foliar total e área foliar específica. Apenas os elementos referentes à morfologia radicular se encontram favorecidos quando se desenvolvem sob a influência do CO2 ambiente. Os estudos efectuados ao nível da concentração dos pigmentos clorofilinos indicam que as plantas se adaptaram bastante bem ao aumento da concentração de CO2, pois apresentam valores de (Cla, Cltotal e razão Cla /Clb elevados, quando comparados com as plantas sujeitas ao CO2 ambiente. No entanto, quando se comparam os resultados destes ensaios com metodologias usadas por outros autores, enraizamento e aclimatização em separado, o vigor vegetativo das plantas agora obtidas é menor, pelo que será necessário acompanhar o seu posterior desenvolvimento, a fim de se concluir acerca vantagens ou não da metodologia agora seguida.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19743TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1670
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAT_EST.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.