Avaliação das estruturas de prevenção e detecção de fogos florestais no Monte Fagundes
Date
1999
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
A partir de Março de 1999, foi feito um estudo prático, das estruturas de Prevenção e Detecção de Fogos Florestais no Monte Fagundes.
A propriedade tem uma área total de 412.07 hectares, e é constituída na maior parte por eucaliptos.
Avaliou-se a limpeza do povoamento, que foi considerada em média boa, o compasso existente (4 x 1.8 m) entre o povoamento, a rede viária, no que diz respeito à sua densidade, largura, manobrabilidade e estado de conservação, sendo considerada igualmente boa, a existência ou não de manilhas que se provou que não existiam e a distância que se levaria, da estrada asfaltada até cada uni dos talhões que se verificou ser pouca, não ultrapassando os 5 minutos.
Avaliou-se ainda os pontos de água, que é sem dúvida um dos problemas que não se verifica, pois na propriedade existem 2 charcos e uma barragem.
No final do estudo concluiu-se que a propriedade do Monte Fagundes apresenta em geral, excelentes condições de Prevenção e Detecção de fogos, assim como excelentes meios de primeira intervenção.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19869TFCPF.
Keywords
Citation
SARAIVA, Anabela Bem-Haja (1999) - Avaliação das estruturas de prevenção e detecção de fogos florestais no Monte Fagundes. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.