Título: Ajustamento de modelos de crescimento em altura total da árvore individual em povoamentos naturais de pinheiro bravo : (Zona do Pinhal Interior)
Autor: Fernandes, Maria Edite Tavares
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Data: 1999
Citação: FERNANDES, Maria Edite Tavares (1999) - Ajustamento de modelos de crescimento em altura total da árvore individual em povoamentos naturais de pinheiro bravo : (Zona do Pinhal Interior). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente estudo foi realizado em povoamentos naturais de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) de estrutura irregular no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco. Remediram-se, durante o período de repouso vegetativo de Outubro de 1998 a Março de 1999, 30 parcelas de estudo previamente implantadas, em estudos anteriores. Vinte e oito dessas parcelas foram implantadas no período vegetativo de Outubro de 1996 a Março de 1997 e as últimas parcelas n°31 e n°32 foram implantadas no período de Outubro de 1997 a Março de 1998, devido às parcelas n°7 e n°10 terem sido sujeitas a corte. Recolheram-se os seguintes dados: alturas totais (H), alturas das copas (Hc), diâmetros (DAR) e os raios de projeção da copa (rS, rN, rE, rW). Através destes calculamos para as 30 parcelas as variáveis: o número de árvores por hectare (N), a área basal por hectare (G), o diâmetro médio da parcela (Dm), a altura média (Hm), o factor de competição das copas (CCF), a média da razão da copa (CRm), o diâmetro médio da copa (mdcp). a altura média da copa (Hpcm), a idade média ponderada a 1,3m (11.3mp) e idade média a 1,3m (11.3m), altura dominante e diâmetro dominante das 10 árvores mais altas da parcela (H10H e D10H), altura dominante e diâmetro dominante das 10 arvores mais grossas da parcela (H10D e D10D). Calcularam-se os crescimentos em altura total observados relativos ao último ano e elaborou-se a base de dados referente a 3 anos de medições sucessivas. Os dados necessários relativos aos outros anos de medição foram cedidos no âmbito do projecto PAMAF-IED n°8165. Procedeu-se á modelação dos crescimentos em altura total da árvore individual. Do estudo dos diversos modelos testados, verificou-se que nenhum dos modelos apresenta forte aderência à realidade. Sugere-se a necessidade de segregar os dados segundo estes provém de povoamentos sujeitos a desbaste ou não para a modelação individualizada.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19636TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1667
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_FER.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.