Estudo da adaptação de três espécies florestais à rega com água residual tratada

Date

1999

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Abstract

O presente trabalho tem por objectivo comparar a adaptação á rega com água residual do Eucalyptus camaldulensis Debnh, Populus deltoides x nigra c.v. “Italica” e Platanus var. cretica Dode. O ensaio foi efectuado no Mediteranean Agronomic Institute of Chania em Creta, Grécia, usando na rega os efluentes secundários, da estação de tratamento de águas residuais do Instituto. Os parâmetros avaliados foram o crescimento em altura e a mortalidade das árvores. Várias modalidades tais como o tipo de rega, o tipo de espécie vegetal e o tipo de compasso de plantação foram consideradas no delineamento experimental. No entanto este não revelou ser o mais adequado, pois não permitiu comparar estatisticamente as modalidades de rega. Os resultados obtidos mostram que as águas residuais utilizadas e a do poço que serviu de testemunha são qualitativamente semelhantes. As diferenças observadas entre as modalidades parecem ser devidas a outros factores que não á rega com águas residuais.

Description

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19511TFCPF.

Keywords

Águas residuais, Eucalyptus camaldulensis Dehnh, Mortalidade, Platanus orientalis var. cretica, Populus deltoldes x nigra c.v. “Italica”, Rega

Citation

OLIVEIRA, Filipe Augusto Valente (1999) - Estudo da adaptação de três espécies florestais à rega com água residual tratada. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.