Construção de um SIG para uma região florestal
Ficheiros
Data
1999
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O objectivo deste trabalho é a construção de um SIG para uma área florestal. Numa primeira fase procedeu-se à colheita de dados de campo em povoamentos de Pinus pinaster, ao nível do coberto arbóreo e sub-coberto arbustivo. Foram delimitadas 32 parcelas em duas áreas de estudo na região de Viseu. Em cada parcela avaliou-se o DAP e a altura total tal como do fuste de todas as árvores existentes. O estrato subarbustivo foi caracterizado com uma amostragem sistemática de 100 pontos, nos quais identificou-se o tipo de coberto e em presença de vegetação procedeu-se á caracterização biofísica.
A segunda fase consistiu no tratamento dos dados de campo relativo, ao coberto subarbustivo. Os dados de GPS foram submetidos a correcção diferencial. Os dados da vegetação sub-arbustiva foram convertidos, com recurso a simples cálculos estatísticos, em índices de avaliação do coberto sub-arbustivo. Aplicaram-se modelos para cálculo de fito volume e biomassa da vegetação sub-arbustiva. O coberto arbóreo foi caracterizado noutro estágio (Malho, 1998).
A terceira fase consistiu na integração dos dados recolhidos em ambiente SIG. Introduziram-se ainda outros dados existentes em formato digital, como o modelo digital de terreno, e a imagem do sensor aerotransportado ATMX. O SIG construído permite o acesso à informação recolhida no campo de uma forma automática, podendo ainda ser utilizado numa eficaz gestão do nosso património florestal.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19499TFCPF.
Palavras-chave
Vegetação subarbustiva , Sistema de Informação Geográfica , Povoamentos de pinheiro bravo , Viseu
Citação
SATURNINO, Hugo Manuel dos Santos (1999) - Construção de um SIG para uma região florestal. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.