Influência do tipo de estaca e concentração de AIB no enraizamento de choupo (Populus nigra L.)
Ficheiros
Data
1999
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O choupo negro é uma espécie florestal que tem sido objecto de trabalhos importantes no âmbito da selecção genética, e o seu uso como planta ornamental é um dos produtos com interesse económico. Assim a estacaria é um dos processos mais expeditos para se obterem cópias vegetativas, desempenhando um papel importante na preservação e produção de plantas desta espécie.
Neste trabalho avaliou-se a influência de quatro concentrações de ácido indolbutírico (AIB) com 0,25, 0,5 e 1% em pó e de 2g/l em solução aquosa no enraizamento de três tipos de estaca (basal, intermédia e apical).O ensaio decorreu em Castelo Branco entre os meses de Abril e Junho de 1998. Os parâmetros analisados foram a percentagem de enraizamento, o número de raízes, o comprimento de maior raiz, a percentagem de mortalidade, a percentagem de callus, a percentagem de fendilhamento, a percentagem de abrolhamento e o número de folhas novas.
Verificou-se que a aplicação da hormona em pó não só favoreceu o aumento da percentagem de enraizamento, com 91,1% para a concentração de 0,5%, como também permitiu uma melhoria da qualidade do sistema radicular, com 6,9 raízes e comprimento de maior raiz de 6,7 cm.
Em relação ao tipo de estaca podem-se referir os melhores resultados das estacas apicais e intermédias para todos os parâmetros analisados, permitindo uma percentagem de enraizamento de 87,1 e 86,2% respectivamente; e um número de raízes de 6,1 e 5,4 respectivamente.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19305TFCPF.
Palavras-chave
Ácido indolbutírico , Choupo negro , Populus nigra , Estacas , Rizogénese
Citação
SARAIVA, Ana Paula Venâncio (1999) - Influência do tipo de estaca e concentração de AIB no enraizamento de choupo (Populus nigra L.). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.