Título: Avaliação de crescimentos individuais em DAP com casca e em altura total em povoamentos naturais de pinheiro bravo : (Zona do Pinhal Interior)
Autor: Alves, Ana Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Data: 1999
Citação: ALVES, Ana Maria Martins (1999) - Avaliação de crescimentos individuais em DAP com casca e em altura total em povoamentos naturais de pinheiro bravo : (Zona do Pinhal Interior). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente estudo desenvolveu-se em povoamentos naturais de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) no concelho de Oleiros. Remediram-se, durante o período de repouso vegetativo, de Outubro de 1997 a Março de 1998, 28 parcelas de estudo previamente implantadas no concelho de Oleiros, durante o anterior período de repouso vegetativo, de Outubro 1996 a Março de 1997. O processo anterior recorreu a um esquema de amostragem selectivo, que teve como base para a selecção dos locais de instalação daquelas parcelas, estudos anteriormente realizados na região, para que aqueles contemplassem a amplitude de variabilidade observada nestes povoamentos quanto à sua densidade, estado de desenvolvimento e qualidade da estação. Pretendeu-se com este estudo avaliar os crescimentos ou acréscimos individuais anuais em DAP com casca (D1) e em altura total (H1), observados durante o ano de crescimento de 1997. Após a avaliação desses crescimentos pretendeu-se analisar se estes se apresentavam significativamente diferentes daqueles obtidos através de avaliação indirecta: 1- recorrendo a verrumadas e à medição dos anéis de crescimento e consequente avaliação dos acréscimos correntes em diâmetro nos últimos 10 e 5 anos (Ac10Dcc. Ac5Dcc). 2 - recorrendo à contagem dos andares de copa para medição da altura e consequente avaliação dos acréscimos correntes em altura nos últimos 10 e 5 anos (AcH10, AcH5). Para o efeito realizou-se um teste estatístico de comparação entre amostras emparelhadas, i. e., comparando D1 com Ac10Dcc e D1 com Ac5Dcc e comparando H1 com AcH10 e H1 com AcH5. Da análise dos resultados dos testes estatísticos efectuados concluiu-se não existirem diferenças significativas entre os dois métodos de avaliação dos acréscimos correntes em diâmetro com casca e em altura total.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19110TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1648
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_ALV.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.